SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1THE PRACTICUM IN INITIAL TEACHER EDUCATION: VALIDATION OF THE SHORT VERSION OF THE INVENTORY OF EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF THE TEACHING PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Aval. psicol. vol.9 no.1 Porto Alegre Apr. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Estamos dando início a um novo volume da ‘Revista Avaliação Psicológica’, que tal como anunciado em 2008, propõe-se a publicar três números por ano. O artigo O Estágio na formação de professores: Validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Percepções do Estágio, dos pesquisadores portugueses Susana M. Caires, Leandro S. Almeida e Diana A. Vieira, objetivou validar o instrumento, a partir da aplicação em estagiários. A versão da escala utilizada tem a forma reduzida, e por meio da análise fatorial foram encontrados quatro fatores, o que evidenciou índices satisfatórios, de acordo com a conclusão dos autores.

O objetivo das pesquisadoras Eunice M. L. Soriano de Alencar e Denise de Souza Fleith foi validar uma escala para avaliação das práticas docentes favorecedoras da criatividade no aluno. O instrumento foi aplicado em professores de ensino superior e submetido à análise fatorial e avaliação da fidedignidade, de modo que indicaram a sua qualidade. O título do artigo é “Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior”

As autoras Ana Cecília Araújo de Morais Coutinho e Elizabeth do Nascimento apresentam um levantamento sobre as formas abreviadas do WAIS-III, no que se refere ao desenvolvimento, aplicabilidade e metodologias para elaborá-las. O objetivo é apresentar algumas particularidades das versões, além de estimular o desenvolvimento de novas pesquisas. O título do artigo é “Formas abreviadas do WAIS-III para avaliação da inteligência”

“A avaliação do Estilo Cognitivo Verbal e Visual: Estrutura Fatorial do Questionário Verbalizador-Visualizador” é o título do artigo elaborado por Luciano da Silva Alencastro, Luciano Ferreira Piccoli e William Barbosa Gomes. O trabalho teve como objetivo investigar algumas qualidades psicométricas do instrumento, por meio da aplicação em universitários. Os achados indicaram que apenas um dos três fatores encontrados apresentou consistência teórica e empírica, e que, portanto, o instrumento deve ser revisto para que possa ser utilizado.

O artigo “Indicações da validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½- 7[a]” dos autores Jacob A. Laros, Rafaela F. Reis e Peter J. Tellegen teve como objetivo avaliar a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a] no Brasil. O instrumento foi aplicado em uma amostra de crianças em idade escolar, juntamente com a Escala de Maturidade Mental Columbia e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Os resultados revelaram boas correlações entre eles.

Maria Paula Foss, Mariana de Siqueira Bastos- Formigheri e José Geraldo Speciali relatam a aplicação do teste das Figuras Complexas de Rey em uma amostra de idosos, com objetivo de criação de dados normativos para esta população e também avaliar a relação entre as estratégias de cópia e a reprodução de memória. Os achados indicam que é preciso mais estudos e com número maior de participantes. O título do artigo é “Figuras Complexas de Rey para idosos”.

“Validação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (REHSE-P)” é o título do artigo das autoras Alessandra Turini Bolsoni-Silva e Sonia Regina Loureiro. O trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas do instrumento Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, inclusive comparando crianças com e sem problemas. Os resultados indicaram valores satisfatórios de consistência interna e de validade.

O intuito de Ana Paula Ribeiro Kobarg, Viviane Vieira e Mauro Luís Vieira foi fazer a validação de uma escala que avalia as lembranças de práticas de criação na infância. Os achados mostraram que o instrumento, que abrange três dimensões: suporte emocional, rejeição e superproteção, necessita ser contextualizado às diferentes culturas, incluindo sua validação. O título do artigo é “Validação da Escala de Lembranças sobre Práticas Parentais (EMBU)”.

O artigo “Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) na infância e na adolescência: Prevalência, diagnóstico e avaliação”, das autoras Jeane Lessinger Borges, Ana Paula Couto Zoltowski, Ana Paula Noronha Zucatti e Débora Dalbosco Dell’Aglio, traz uma revisão sobre transtorno de estresse pós-traumático, no que se refere aos critérios diagnósticos, instrumentos de avaliação clínica mais utilizados e prevalência. As autoras concluem que é necessário investigar a associação entre trauma e TEPT na infância para que se desenvolvam estratégias de intervenção clínica e maior compreensão sobre o tema.

O pesquisador Adriano Valério dos Santos Azevêdo no artigo “Construção Do Protocolo De Avaliação Psicológica Hospitalar Para A Criança Queimada” relata a criação de uma proposta de avaliação multifatorial a ser utilizada em hospitais, com crianças. O autor destaca a contribuição do protocolo para a avaliação psicológica hospitalar.

“Avaliação de comportamentos anti-sociais e traços psicopatas em Psicologia Forense” foi o trabalho elaborado por Tárcia Rita Davoglio e Irani Iracema de Lima Argimon. As autoras fizeram uma revisão teórica sobre as características do Transtorno de Personalidade Anti-Social e Psicopatia, no âmbito da avaliação psicológica forense. Os achados indicam uma crescente utilização de recursos projetivos em associação com os instrumentos psicométricos.

O objetivo dos pesquisadores Igor Gomes Menezes e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos foi desenvolver e validar a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO), que avalia a relação entre atitudes e comportamentos pelo estudo das intenções comportamentais. Os achados revelaram parâmetros psicométricos satisfatórios o que referenda a utilização da escala. O título do artigo é “Construção, Desenvolvimento e Validação da Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO)”

O artigo “Adaptação e Validação da Escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas (MPAMR)” dos pesquisadores Marina Pereira Gonçalves e João Carlos Alchieri teve como objetivo adaptar e validar para o contexto brasileiro a Motives for Physical Activity Measure Revised – MPAM-R. Após diversas análises, a versão final da escala ficou com 26 itens e apresentou parâmetros psicométricos adequados para uso tanto em pesquisa como na prática profissional.

“Sobre o Ensino de Avaliação Psicológica” é o artigo de Ana Paula Porto Noronha, Lucas Francisco de Carvalho, Fabiano Koich Miguel, Mayra Silva de Souza e Marco Antonio dos Santos, que aborda a problemática da formação em avaliação psicológica. Os autores fazem algumas sugestões e indicações da necessidade de discussões e debates na área da avaliação psicológica, com vistas à incorporação na prática profissional.

Por fim, duas notas técnica são apresentadas. Maiana Farias Oliveira Nunes, estudante de pósdoutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Camélia Murgo Mansão, estudante de pósdoutorado da Universidade São Francisco, apresentam o instrumento SDS- Questionário de Busca Autodirigida, que recentemente recebeu parecer favorável para uso profissional do psicólogo pelo Conselho Federal de Psicologia.

“Considerações Sobre o Uso do Teste da CasaÁrvore- Pessoa – HTP”, de autoria de Juliane Callegaro Borsa, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discute a técnica do desenho, apresentando seu histórico, atual utilização e evidencia a importância da continuidade das pesquisas sobre o instrumento, para que se possa dispor de dados atualizados e pertinentes ao contexto brasileiro.

 

Ana Paula Porto Noronha, editora.


Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License