SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Research in Psychoanalysis at University: Reflections from the Lacanian theory of discourseLoneliness and communication process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ROSARIO, Ângela Buciano do. Grupo com adolescentes em privação de liberdade: circulação da palavra como possibilidade de ressignificação do ato infracional. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.66-76. ISSN 1677-2970.

O artigo versa acerca do modo de ser sujeito do adolescente que cumpre medida socioeducativa privativa de liberdade. Inicialmente, será analisado o modo de subjetivação do adolescente autor de ato infracional em situação de confinamento, concebendo o contexto da instituição que o abriga. Descreveremos o cotidiano institucional a partir da circulação de seus discursos e problematizaremos a participação dos adolescentes nas atividades propostas (impostas) pela instituição. Tal obrigatoriedade indica a construção de uma posição subjetiva. Com a aposta na palavra como possibilidade de ressignificação do ato, mencionaremos a experiência de um grupo temático realizado no interior da instituição. Tal atividade, considerada dispositivo alternativo em uma instituição, cuja característica é a objetificação do sujeito, viabilizou a circulação da palavra sem que as prescrições institucionais estivessem tão presentes.

Keywords : Adolescência; Ato infracional; Subjetividade; Instituição; Grupo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )