SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Investigating records on the biochemistry educational programs in BrazilSocial network and life satisfaction in persons with amputation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

TUNES, Elizabeth; FLORES, Eileen Pfeiffer; SILVA, Elzamir Gonzaga  and  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp.156-163. ISSN 1806-5821.

Resumo As alterações verificadas no Sistema Nervoso Central de pessoas com síndrome de Down têm sido apontadas como a causa do retraso intelectual que se observa nesta síndrome. No entanto, a lógica que subjaze os estudos que procuram estabelecer esta relação apresenta pelo menos três aspectos problemáticos: 1) o uso do QI como medida de capacidade intelectual; 2) a interpretação de relações de correlação como relações de causalidade, e 3) a retificação da noção de funcionamento cognitivo. Devido a isto, sugere-se a necessidade de redirecionar a investigação para a analise da configuração dos ambientes sociais das pessoas com atraso no desenvolvimento. Com base na teoria sócio-histórica de Vygotsky procura-se indicar algumas hipóteses sobre a conformação destes ambientes e sua relação com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 156-163.

Keywords : síndrome de Down; déficit intelectual; funções psicológicas superiores; ambiente social de desenvolvimento; Vygotsky.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )