SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1The idealization of origins among immigrants or exiled: the double function of maintaining identity and acculturation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. vol.58 no.1 Rio de Janeiro June 2006

 

EDITORIAL

 

O quarto número de Arquivos Brasileiros de Psicologia é um marco: inicia a semestralidade da revista, neste ano de 2006. Conta com artigos brasileiros e franceses, e traz mais uma novidade, que esperamos incorporar ao formato da ABP: um artigo traduzido para o português, inaugurando a sessão de republicação de textos de difícil acesso ao público brasileiro.

O conjunto dos artigos publicados, apesar da sua diversidade, apresenta duas vertentes. A primeira traz questões da atualidade discutidas a partir de pesquisas: o modelo de masculinidade em transformação e suas ambigüidades, a visão da paz e da relação que se pode estabelecer da psicologia com ela, e por fim a forma como identidade e aculturação entre imigrados ou exilados faz apelo a uma idealização das origens. A segunda parte de práticas e experiências e se volta para questões igualmente atuais relativas à criança e a/o adolescente, em cenários bem diversos: o da escola, focalizando as interações e seu papel na elaboração conceitual no ensino fundamental, o da família, enfocando as políticas atinentes, inclusive o Estatuto da Criança e do adolescente, e o da psicoterapia que lida com fantasias de pré-adolescentes. Quanto ao texto traduzido para o português, contém propostas inovadoras no campo da fenomenologia, que interessam a uma parte da comunidade psi brasileira.

A revista atinge, agora, um novo patamar. No curto intervalo de um ano recuperamos, com a publicação dos números atrasados, a interrupção ocorrida em 2002 e estamos entregando ao público o primeiro de 2006. Logo seguirá o segundo. Neste rápido percurso, ela reforçou seu perfil de acolhimento de linhas e perspectivas diferentes, mantendo sempre um olhar sobre temas que preocupam a sociedade contemporânea.

Neste período, foi feita a transição do meio impresso para o digital. Os vinte e quatro mil acessos computados em nossas estatísticas atestam que ela está voltando a cumprir o seu papel de periódico científico, agora acessível a um maior número de pessoas. A manutenção do padrão de qualidade, a contribuição das várias instituições que tem permitido o funcionamento da ABP bem como a acolhida da comunidade científica, não está demais repetir, são os esteios desse êxito.

 

Angela Arruda
Editora

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License