SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Labirinto do não: considerações sobre a síndrome de CotardThe knowledge in the place of truth and the truth with the one more knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

LINS, Tatiana  and  RUDGE, Ana Maria. Ingresso do conceito de passagem ao ato na teoria psicanalítica. Trivium [online]. 2012, vol.4, n.2, pp.12-23. ISSN 2176-4891.

Este artigo apresenta as consequências da introdução da noção de "passagem ao ato" no campo da psicanálise, feita por Lacan, e o rigor que disso resulta para a noção de "acting out". O conceito freudiano "Agieren", em inglês "acting out", surgiu na teoria de Freud ligado ao de transferência, esta entendida como a mola e ao mesmo tempo como entrave de uma análise. O acting out é um ato no qual o sujeito em análise age ao invés de recordar e colocar em palavras uma cena infantil. A grande contribuição de Lacan para o campo do ato na psicanálise foi demarcar uma nuance no campo do acting out e desdobrar tal conceito, situando a passagem ao ato e o acting out como situações clínica diversas. Isso permite abordar a metapsicologia dos atos impulsivos de forma diversa à do acting out.

Keywords : clínica; passagem ao ato; acting out.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )