SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue56A case of demonic neurosis in the XXI centuryBetween creation and invention: the search for form in George Steiner, Wilfred Bion and Rem Koolhaas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

AMARAL, Mônica Teixeira do. O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera Árabe. Ide (São Paulo) [online]. 2013, vol.36, n.56, pp.145-159. ISSN 0101-3106.

Este artigo propõe uma reflexão sobre o mundo globalizado, procurando delinear conexões entre a diáspora africana na modernidade e os movimentos de protesto que se espalharam por países e regiões periféricas, a partir de estudos sobre o movimento hip-hop e a formação da juventude moradora das periferias. Curiosamente, na sua maioria, estes movimentos fizeram-se acompanhar de músicas urbanas de protesto que eram embaladas nas ruas em meio às manifestações, com destaque para o estilo rap. A leitura de autores norte-americanos e brasileiros a propósito da formação das periferias das metrópoles, e de estudiosos de outras partes do mundo sobre o papel do movimento hip-hop na formação da juventude moradora das periferias, foi fundamental para a presente reflexão. Uma pesquisa realizada com jovens de uma região periférica da cidade de São Paulo, envolvendo a música e a composição de letras de rap, propiciou um novo olhar para uma educação voltada à diversidade.

Keywords : Rap; Pedagogia crítica; Resistência e indignação; Transformação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )