SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue73Dicionário de psicanálise de casal e famíliaCinema e psicanálise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Ide (São Paulo) vol.44 no.73 São Paulo Jan./June 2022

 

ILUSTRAÇÕES

 

Ilustrações

 

 

A foto de abertura da Ide é de uma procissão, na Itália, de 1948.

 

Pedro Ribeiro Moreira Neto

 

 

Todas as outras fotos desta edição são de autoria de Pedro Ribeiro Moreira Neto, arquiteto, urbanista e fotógrafo. Doutor em Geografia Humana e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e em História Social (fflch-usp). Produtor cultural, consultor, pesquisador no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, História, Jornalismo e Artes Visuais da Universidade do Vale do Paraíba(Univap).

Aecio Sarti

 

 

As pinturas desta edição são de Aecio Sarti, pintor brasileiro nascido em Aracaju-SE (1959). Pinta desde os 14 anos de idade, época em que vendia seus trabalhos em praças da cidade. No final da década de 1970 mudou-se para os Estados Unidos para estudar no Colorado Institute of Arts, em Denver. Naquele momento sua obra começou a ganhar maturidade e admiradores, mas Aecio logo decidiu voltar ao Brasil e abandonou a pintura por 20 anos devido a uma severa depressão. Em 2004 retomou a carreira na cidade de Paraty, local onde atualmente funcionam seu atelier e sua galeria.

Durante toda carreira pintou figuras humanas, variando entre traços minimalistas e ornamentados, por vezes acrescentando nos trabalhos elementos da moda, literatura e outras manifestações.

É conhecido por pintar quase todas suas obras sobre lonas de caminhão usadas. Os trabalhos convidam à contemplação do belo em seus pequenos detalhes.

De Paraty sua pintura segue para exposições individuais em todo mundo, tanto em galerias, como museus e outros centros culturais. As obras de Aecio também fazem parte de coleções particulares e públicas em mais de 50 países.

Recentemente tem buscado falar de arte além dos limites da pintura. Em 2014 deu início a um projeto de imersão pelo Brasil que resultou em um filme curta-metragem intitulado "Céu de Querubins", exibido na televisão em diversos festivais de cinema pelo mundo.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License