SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue83Learning with Bion: the bionian maieuticFrom Homo ergaster to Homo autisticus: considerations about phylogenesis and ontogenesis of the development of the mind and its disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

AYOUCH, Thamy. Merleau-Ponty e a psicanálise: da fenomenologia da afetividade à figurabilidade do afeto. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.83, pp.173-190. ISSN 0103-5835.

Como entender a afirmação de Merleau-Ponty que "a fenomenologia está em consonância com a psicanálise", e que ambas apontam "em direção da mesma latência"? Este artigo pretende problematizar as dificuldades de aproximação entre fenomenologia e psicanálise, para examiná-las mais precisamente na perspectiva de Merleau-Ponty. Após ter analisado o conceito de inconsciente na obra do filósofo, a leitura merleau-pontyana da psicanálise é confrontada às críticas de vários psicanalistas. Este diálogo permite ressaltar duas concepções do inconsciente, opostas no que diz respeito às ideias (Vorstellungen), mas próximas quanto aos afetos. A noção de "busca em figurabilidade do afeto" oferece, então, uma nova solução para esta tentativa de aproximação entre fenomenologia e psicanálise, e introduz uma nova leitura da metapsicologia do afeto.

Keywords : Merleau-Ponty; psicanálise; figurabilidade; afeto; fenomenologia da afetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )