SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Going throughTaking care of deinstitutionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

GOULART, Maria Stella Brandão. Em nome da razão: Quando a arte faz história. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp.36-41. ISSN 0104-1282.

O artigo apresenta o documentário "Em nome da razão", dirigido pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton e produzido pelo Grupo Novo de Cinema e TV e pela Associação Mineira de Saúde Mental. A fotografia é de Diliny Campos; a montagem, de José Tavares Barros e o texto narrado, do psiquiatra Antonio Simone. Retrata a tragédia vivida pelos milhares de internos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, que refletia o cenário nacional nos idos de 1979. O filme é um marco da luta e da reforma política de saúde mental no Brasil e desencadeou muitas discussões e mobilização da opinião pública relativa à necessidade de urgente transformação. O documentário de Helvécio Ratton abriu uma vigorosa fissura no tecido simbólico das instituições psiquiátricas públicas brasileiras. Através dela, foi possível o desencadeamento de acontecimentos históricos que confrontaram o manicômio e os limites da racionalidade psiquiátrica.

Keywords : reforma psiquiátrica; hospital psiquiátrico; institucionalização; história.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License