SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Sports injuries and their risk factors in adolescents who practice swimmingChild mortality in the last five-year periods in the city of Porto Velho, RO, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

ASSIS, Elisangela Vilar de et al. Prevalência de sibilância recorrente e seus fatores de risco. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.80-85. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: analisar a prevalência de sibilância recorrente e seus fatores de risco. MÉTODO: revisão integrativa, norteada pela questão de pesquisa "qual é a prevalência da sibilância recorrente e seus fatores de risco?". A busca foi realizada nas bases de dados MedLine e Lilacs em abril e maio de 2013. Os critérios de inclusão foram: estudo científico, disponível na íntegra, publicado entre 2002 e 2013, com acesso livre e gratuito e os resultados foram apresentados em tabela. RESULTADOS: a sibilância apresenta uma maior prevalência em países em desenvolvimento, possivelmente devido a baixas condições socioeconômicas. Dentre seus fatores de risco encontram-se a hereditariedade, o grau de escolaridade materna, a frequência em creche, o tabagismo durante a gravidez, a amamentação por > 3 meses, animais no domicílio de crianças, dentre outros. CONCLUSÃO: na América Latina, a prevalência da sibilância mostra-se elevada e o uso de instrumentos não padronizados dificulta seu tratamento.

Keywords : sibilância; sibilância recorrente; sibilância na infância.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )