SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Scientific method and research in health: orientation for professional practice"I don't know if I have the courage": reproductive choices in times of Zika author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

O'DONNELL, Patrick  and  ELMUSHARAF, Khalifa. Exclusão social em ambientes de atenção primária: chegou a hora da medição. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp.10-13. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.7322/jhgd.157747.

A exclusão social é um conceito que tem sido discutido e debatido em muitas disciplinas nas últimas décadas. Em 2006, a Rede de Conhecimento de Exclusão Social da OMS publicou um relatório detalhando seu trabalho explicando a relevância da exclusão social para o domínio da saúde. Como parte desse trabalho, os autores formularam uma definição complexa de exclusão social que se mostrou difícil de adaptar ou operacionalizar nos contextos de saúde. Analisamos esse trabalho da OMS e outras evidências publicadas, e decidimos que a exclusão social é um conceito que vale a pena medir no nível individual nos contextos de saúde. Sugerimos que o espaço da atenção primária à saúde, em particular, seja um cenário ideal para fazer essa medição. Examinamos as ferramentas de medição de exclusão social existentes e examinamos as abordagens adotadas por seus autores e os vários domínios que mediram. Propomos agora desenvolver e validar essa ferramenta para uso em ambientes de atenção primária.

Keywords : exclusão social; inclusão social; marginalização; cuidados de saúde primários; instrumentos de medição; desigualdades na saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License