SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1From the alienist to modernists and psychoanalysts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

BARBIERO, Marcus Vinicius Marques  and  CASTANHO, Pablo. Tecendo fronteiras: o dentro e o fora em uma experiência de acompanhamento terapêutico grupal. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.1, pp.180-194. ISSN 0486-641X.

A reforma psiquiátrica no Brasil mobilizou processos de desinstitucionalização que expandiram a experiência de cuidado de pessoas em intenso sofrimento psíquico. A prática clínica do acompanhamento terapêutico surge nesse contexto, atuando na expansão do setting analítico, ampliando espaços de escuta e intervenção. Neste artigo, por meio de vinhetas clínicas, discutiremos uma experiência de acompanhamento terapêutico em grupo, vivenciada num dispositivo chamado Desbravando São Paulo, cuja tarefa é a circulação pelos espaços públicos da cidade de São Paulo. O objetivo do artigo é refletir sobre os impactos dessa experiência no envoltório psíquico grupal e individual dos participantes. Observaram-se a intensificação de ansiedades relativas à fragilidade das fronteiras psíquicas e a possibilidade de manejos que as atendam. Conclui-se que o acompanhamento terapêutico em grupo pode ser utilizado como um artifício clínico para trabalhar sobre o envoltório psíquico grupal, e a partir dele sobre o envoltório psíquico individual.

Keywords : acompanhamento terapêutico; dispositivo; psicoterapia de grupo; psicanálise de grupo; reforma psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License