SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Rheumatoid Arthritis - Neuropsychology, Depression and Anxiety. A case - control study -120 Portuguese Female subjectsExecutive functions Evaluation in elderly patients with chronic degenerative diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

INJOQUE-RICLE, Irene; PABLO BARREYRO, Juan; CALERO, Alejandra  and  I. BURIN, Débora. A memória de trabalho e vocabulário: Um modelo de interação entre os componentes do modelo de Baddeley e sistemas de informação verbal cristalizado. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp.33-45. ISSN 0718-4123.  https://doi.org/10.7714/cnps/6.1.202.

A Memória de Trabalho é um sistema de armazenamento temporal e processamento simultâneo de informação. De acordo ao modelo original de Baddeley está formado por três componentes: o Executivo Central, encarregado do processamento de informação, e a Agenda Viso-Espacial e o Circuito Fonológico, responsáveis do armazenamento por breves períodos de tempo. O objetivo deste trabalh é colocar a prova distintos modelos sobre a relação dos componentes da Memória de Trabalho com o sistema de informação verbal cristalizada. Participaram 180 crianças de 6, 8 e 11 anos, a quem foi administrado a Bateria Automatizada de Memória de Trabalho (AWMA) junto com Vocabulário WISC-III. Se realizou uma análise de caminhos para avaliar o ajuste dos modelos aos dados. Os resultados indicaram que o Executivo Central tem uma dupla relação com o sistema de informação verbal, tanto direta como mediada pelo Ciclo Fonológico. Isto indica que a recuperação da informação verbal não está a cargo exclusivamente de um dos componenetes da Memória de Trabalho.

Keywords : Memória de Trabalho; Sistemas cognitivos cristalizados; Análise de Trajetória; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )