SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40The intensity of depression and hospitalization of alcoholic patientsThe clinic of aging: challenges and considerations for psychological practice with elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MACHADO, Vanessa  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Vivências familiares de pacientes com reinternação psiquiátrica. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp.111-119. ISSN 1413-0394.

Objetivou-se analisar as vivências familiares de pacientes com reinternações psiquiátricas, do ponto de vista dos próprios pacientes. Utilizou-se abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas envolvendo 22 pacientes com reinternação psiquiátrica. A interpretação dos dados fundamentou-se no paradigma emergente da Atenção Psicossocial. A análise dos dados apontou a ambivalência de sentimentos presente na relação familiar, os limites dos cuidados, o não saber como agir por parte da família diante da intensidade dos seus sentimentos e comportamentos. Identificou-se o estigma associado ao transtorno mental e como ele se manifesta nas relações familiares. Foram atribuídos significados à decisão da família pela internação: único recurso diante do desconhecimento de como conduzir a situação, solução temporária que alivia a sobrecarga familiar e, assim, a internação incorporando o cotidiano da família. A partir da análise dos relatos, podemos apreender a importância da inclusão da família, como protagonista, no conjunto de intervenções em saúde mental.

Keywords : Reinternação psiquiátrica; Vivências familiares; Atenção Psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )