SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Phonological processing and mathematic performance: a review of the relevance to learning disabilitiesNumerical cognition in children with specific learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DONINI, Rafaella  and  MICHELETTO, Nilza. Efeitos de Valores numéricos menores e maiores sobre o desempenho em atividades matemáticas elementares. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.175-196. ISSN 1413-389X.

O ensino de matemática pode ser planejado a partir dos comportamentos que já estão estabelecidos no repertório do aluno, o que remete à importância de caracterizar esse repertório e identificar possíveis controles já estabelecidos. Analisar se valores numéricos menores - entre um e três - e valores numéricos maiores - entre sete e nove - produziriam diferenças em uma amostra de desempenho de três crianças em atividades que testaram relações comportamentais entre estímulos e respostas componentes de repertórios matemáticos elementares foi objetivo desta pesquisa. Dimensões irrelevantes (espacial, tamanho e forma dos elementos) dos conjuntos de elementos foram variadas e manipuladas nas atividades, buscando identificar se as respostas estariam sendo controladas pela dimensão relevante - número. Para isto foram planejadas, com três crianças com idades de 6 a 9 anos, atividades que avaliavam relações entre estímulos e respostas relativas aos conceitos de igualdade, mais, menos, maior, menor, sequência crescente e sequência decrescente. Foram atividades de emparelhamento de identidade ou arbitrário, que envolviam relações entre estímulos modelo e comparação (figuras, conjunto de figuras, algarismos, instruções orais) e respostas de selecionar estímulos comparação, de construir conjuntos ou sequencias; e também atividades que envolviam respostas de tatear número de figuras e respostas textuais diante de algarismos. De maneira geral, os resultados indicaram maior número de acertos em tentativas nas quais valores entre um e três foram empregados do que em tentativas nas quais valores entre sete a nove foram usados. Tais resultados apoiam a sugestão de que o ensino de relações matemáticas seja iniciado com valores numéricos menores.

Keywords : Comportamento matemático; habilidades numéricas; avaliação de repertório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )