SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Creativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

MARCAL, Viviane Prado Buiatti  and  SILVA, Silvia Maria Cintra da. A queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental: práticas e concepções. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp.121-131. ISSN 1413-8557.

O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada junto aos psicólogos que atuam na rede pública de Saúde Mental em uma cidade do Triângulo Mineiro com a finalidade de verificar o movimento da demanda de queixas escolares nos ambulatórios, bem como a compreensão dos profissionais a respeito dessa questão. Verificou-se a existência de um alto índice de solicitações de atendimento de crianças entre cinco e treze anos de idade, com a maioria dos encaminhamentos advindos de escolas. Quanto à compreensão da queixa, observou-se uma visão essencialmente clínica e desconectada da escola; prevalece uma concepção de que existem principalmente questões emocionais por trás dela, e que a família está diretamente relacionada às dificuldades de aprendizagem dos filhos. Este estudo confirma dados de outras pesquisas na área escolar que compartilham do mesmo referencial teórico aqui utilizado, indicando a urgência da revisão curricular dos cursos de formação de psicólogos, no sentido de melhor instrumentalizar os profissionais egressos.

Keywords : Avaliação educacional; Teorias psicológicas; Psicologia aplicada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese