SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Psychoanalytical intervention to babies at risk of autism and other infants' severe psychopathologies. A supposition of a subject's clinicsThe role the baby in the process of accesses to subjectivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  and  KUPFER, Maria Cristina Machado. O relato de casos clínicos em psicanálise: um estudo comparativo. Estilos clin. [online]. 2006, vol.11, n.21, pp.170-185. ISSN 1415-7128.

No campo da investigação psicanalítica, o relato de casos clínicos é entendido como uma ferramenta para a elaboração teórica das experiências psicanalíticas. Pretende-se, neste trabalho, apresentar os fundamentos teóricos e discutir o uso do relato de casos como um método de investigação e elaboração psicanalítica a partir de uma pesquisa na qual foram comparados os relatos de atendimentos realizados em dois tipos de dispositivos clínicos: o atendimento institucional e o atendimento individual. A partir das reflexões deste trabalho, conclui-se que os relatos de caso são parte integrante do próprio atendimento, e podem constituir, tanto nos individuais como nos institucionais, material para a apreensão diagnóstica do caso, tendo em vista que em ambos a transferência, em diferentes manifestações, está presente.

Keywords : Psicanálise instituição; Psicose infantil; Métodos de pesquisa; Psicanálise-metodologia; Psicanálise da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License