SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Child and toy in hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SOUSA NETO, Raquel de; TARABAY, Christina Haas  and  LOURENCO, Maria Teresa Cruz. Reflexões sobre a visita da criança durante a hospitalização de um ente querido na UTI adulto. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.5-16. ISSN 1516-0858.

INTRODUÇÃO: Hospitais, geralmente, regulamentam a idade mínima de 12 anos para a entrada de crianças nas UTIs adulto. Entretanto, crianças mais novas manifestam desejo de serem participativas do processo de hospitalização de um familiar neste contexto, o que suscita reflexões para a equipe de saúde. OBJETIVOS: Refletir sobre os aspectos emocionais relacionados à visita de crianças de até 12 anos de idade a familiares em UTI adulto. MÉTODO: foi realizada revisão narrativa da literatura e estudo retrospectivo descritivo de caso único. DESENVOLVIMENTO: Notou-se que fatores socioculturais repercutem no posicionamento dos profissionais de saúde e pais frente ao desejo da criança realizar a visita em UTI. A comunicação revela-se fator positivo para o processo de elaboração do luto, enquanto a impossibilidade de expressar-se pode acarretar prejuízos para o desenvolvimento da criança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destacou-se que a visita ao paciente em UTI favorece o enfrentamento e o processo de luto da criança.

Keywords : unidades de terapia intensiva; coping; saúde infantil; comunicações pais-criança; luto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License