SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Daily language and existential competenceThe witch's brooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

ALMEIDA, João José Rodrigues Lima de. A psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.87-132. ISSN 1517-2430.

A psicanálise pragmática defende uma reformulação lingüística da metapsicologia freudiana nos termos das filosofias da linguagem de Donald Davidson e de Richard Rorty. Esta recomposição filosófica das descrições de objetos e eventos mentais na psicanálise consegue, em grande parte, dessubstancializar a teoria de Freud, mas ainda permanece refém de suas próprias manobras estratégicas ao depender de concepções cujas tônicas recaem sobre aspectos mais racionais que pragmáticos das descrições: o causalismo na psicologia e a sobrevalorização da importância da interpretação nas ações intencionais. Como conseqüência, a psicanálise pragmática trava a sua própria tarefa de reformulação e dessubstancialização da teoria psicanalítica do ponto de vista pragmático que se propõe, e a metafísica parece ser reintroduzida pela porta dos fundos.

Keywords : Psicanálise pragmática; Marcia Cavell; Jurandir Freire Costa; Donald Davidson; Richard Rorty; Ludwig Wittgenstein.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )