SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14The (necessary) politicization of children's and youth's studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

NASCIMENTO, Maria Lívia do; CUNHA, Fabiana Lopes da  and  VICENTE, Laila Maria Domith. A desqualificação da família pobre como prática de criminalização da pobreza. Rev. psicol. polít. [online]. 2007, vol.7, n.14. ISSN 2175-1390.

O presente trabalho busca colocar em análise a relação entre práticas de desqualificação da família pobre e processos de criminalização da pobreza. Com Foucault e seus pensamentos sobre as relações de poder, as discussões são feitas a partir da individualização e culpabilização das famílias envolvidas em casos de destituição do poder familiar. Embora, a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, não seja mais possível retirar o poder familiar sob a alegação de pobreza, são os pobres que continuam a perder seus filhos por determinação do Estado, agora sob outras alegações: abandono, negligência, maus-tratos. Essas situações são associadas a uma incompetência dos pais para cuidar de seus filhos. Enfim, criminaliza-se a família ao transformar relações sociais em problemas individuais, na medida em que a questão estrutural do capitalismo neoliberal, as relações de poder contemporâneas e a privação de direitos são descartadas nas análises explicativas de tais ocorrências.

Keywords : Infância; Destituição do poder familiar; Criminalização da pobreza; Capitalismo neoliberal; Relações de poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License