SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Rise and fall of new "Catalan Oasis" (1980-2010): an institutional perspective of Catalonia’s political organizationBathrooms, travestites, gender relations and differences in school’s daily life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ARAN, Márcia. Políticas do desejo na atualidade: a psicanálise e a homoparentalidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp.59-72. ISSN 2175-1390.

Tendo como referência o debate atual sobre a homoparentalidade, este artigo pretende refletir em que medida alguns argumentos psicanalíticos acabam por reinstaurar a heteronormatividade, principalmente através de noções tais como “diferença de sexos” e a “dupla referência identitária”. Para isto, dois argumentos serão problematizados: o primeiro diz respeito à necessidade da preservação da instituição “família” - heterossexual - como célula base da sociedade, resistindo ao reconhecimento de outras formas de vida familiar; o segundo, a necessidade de preservar “o simbólico”, leia-se a “diferença sexual”, como condição da cultura, sem que se concebam outras possibilidades de simbolização. Finalmente propõe-se deslocar a noção de alteridade da noção de diferença sexual na psicanálise para que esta não fique restrita a um modelo aprisionante das relações sociais e possa reinventar uma nova concepção da diferença.

Keywords : Homoparentalidade; Diferença sexual; Psicanálise; Alteridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese