SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue24"Fundo Nacional do Idodo" and the management policies of the aging of Brazilian populationFor the right to a life free from torture: human rights for the "right" humans? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ANSARA, Soraia. Políticas de memória X políticas do esquecimento: possibilidades de desconstrução da matriz colonial. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp.297-311. ISSN 2175-1390.

Neste artigo, apontamos, a partir dos estudos sobre a memória política da ditadura militar no Brasil, que a memória oficial tem sido um poderoso instrumento de manutenção do imaginário colonialista marcado pelo discurso oficial que tenta levar ao esquecimento determinados eventos políticos. Utilizando o conceito de colonialidade de poder, de Quijano (2002; 2005) e o conceito de dissenso, defendido por Rancière (1996), procuramos compreender a política da memória como dissenso, questionando o consenso que tem levado a uma política de esquecimento deliberada em toda América Latina. Tratamos de mostrar que existe uma memória política que se manifesta como forma de resistência e luta política fortalecendo a participação e a ação política de movimentos sociais contrapondo-se às "políticas de esquecimento" que foram estabelecidas ao longo da ditadura e do período de redemocratização brasileiro, contribuindo para a desconstrução dos padrões de poder impostos pela matriz colonial.

Keywords : Memória política; Políticas de memória; Políticas de esquecimento; Colonialismo; Colonialidade do poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )