SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Um estudo sobre os cuidadores familiares de pacientes internados com doenças hematológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

VAGOSTELLO, Lucilena. O risco da negligência: um estudo de caso. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp.142-152. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho relata o estudo de caso de uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, vítima de negligência que culminou em bárbara vitimização física (dilaceramento de partes do corpo por mordidas) e sexual praticada com requintes de perversidade, que quase o levou à morte. O estudo psicológico foi realizado por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias, Teste de Apercepção Temática e Método de Rorschach. Os resultados indicaram marcadas tendências de passividade e dependência, além de intensa necessidade de cuidado e proteção. A representação da figura materna é passiva, empobrecida e pouco provedora e o ambiente sentido como ameaçador e pouco confiável, merecendo permanente estado de alerta e vigilância. Esta criança parece ter conseguido manter sua integração psíquica às custas de defesas obsessivas, que permitem o controle dos afetos, o contato e o ajustamento à realidade. Algumas características psicológicas detectadas pelos instrumentos de avaliação, tais como insegurança, desconfiança e depressão, foram citadas por Bowlby e Winnicott como conseqüências da negligência materna. A criança, apesar dos severos maltratas sofridos, demonstrou ter recursos psicológicos que possibilitam a manutenção de sua integridade, podendo-se inclusive levantar uma hipótese de resiliência, que deverá ser investigada em estudos futuros (follow up) com a utilização dos mesmos procedimentos.

Keywords : Negligência; Abuso sexual; Maltrato infantil; Técnicas projetivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )