SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Neuropsychology phenotype of children with Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.18 no.3 Belo Horizonte Dec. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Caro leitor, A Psicologia em Revista, fiel à sua identidade generalista, convida para a leitura deste número os interessados em refletir e debater diferentes temas da Psicologia. Sabemos que a Psicologia é uma ciência atravessada por uma diversidade teórica e prática. Nesse sentido, acolhemos reflexões que se dedicam a temas de alta relevância acadêmico-social, respeitando e acolhendo diferentes posições teóricas e metodológicas.

O artigo que abre a revista, de Rosália Carmen de Lima Freire, Nietsnie de Souza Duarte e Izabel Hazin, reflete sobre os impactos da síndrome de Down no desenvolvimento neuropsicomotor e o comprometimento da capacidade intelectiva. O texto de Marcela Bortolini foca o ambiente escolar e trabalha o tema do desenvolvimento das habilidades de assertividade e a questão da convivência escolar. Os dois textos seguintes têm por objeto o tema da saúde. Jamile Luz Morais, Emily Suelen Antunes de Castro e Airle Miranda de Souza apresentam a experiência da Psicologia junto aos pacientes oncológicos em um hospital universitário. Renato Ferreira Franco e Cornelis Johannes van Stralen, por sua vez, pensam a importância da articulação dos conceitos de subjetividade e do espaço de habitação. O texto de Bruna Meurer Antunes, Mary Sandra Carlotto e Marlene Neves Strey tem como objetivo desvelar as influências do assédio na vida de mulheres. Miriam Debieux Rosa e Isabel Tatit, baseando-se em atendimentos clínicos de pessoas que migram, refletem sobre os temas do isolamento e solidão. Ricardo L. L. Barrocas e Osvaldo Costa Martins abordam o tema do fantasiar na teoria freudiana. Os três últimos artigos apresentam questões emergentes na contemporaneidade. Fernanda Lyrio Heinzelman, Bruna Krimberg von Muhlen, Cristiane dos Santos Schleiniger, Madalena Dornelles Pereira Leite e Marlene Neves Strey discutem os padrões de construção de beleza por meio de uma análise dos editoriais da revista Vogue Brasil. Carlos Alberto Ribeiro e Roberta Carvalho Romagnoli estudam os processos de subjetivação de jovens deficientes intelectuais na sua inserção no mercado de trabalho. E, por fim, Thaís Augusta Máximo, Leoncio Camino, Aline Vieira Nunes e Samuel Lins realizam uma reflexão teórica sobre o tema dos impactos da exclusão e discriminação racial na construção da identidade de crianças e adolescentes negras salientando, assim, o fato da escassa bibliografia brasileira sobre o tema

Assim, fica evidenciada a riqueza dos textos deste último número de 2012, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. Esperamos que o leitor fique provocado pela complexidade dos argumentos.

A Comissão Editorial.