SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Transversality and schizoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

PIMENTA, Amanda Maria Marques  and  ARAUJO, José Newton Garcia de. O que pode o trabalhador num modelo de gestão neoliberal?1. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.930-946. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p930-946.

Este artigo discute os conceitos de sujeito e de trabalho, articulados à análise da atividade, no contexto de uma organização de economia mista. Questionam-se as possibilidades de o trabalhador ter acesso à condição de sujeito num modelo de gestão neoliberal. Partindo principalmente das contribuições teóricas da psicossociologia, o texto levanta as noções de pertencimento, autonomia e reconhecimento, pelas quais se discute a inter-relação entre saúde, trabalho e subjetividade. São também retomados alguns conceitos que balizam as atuais estratégias da ideologia gerencial. Os resultados, obtidos por entrevistas individuais e grupais, mostram os impasses na concretização do pertencimento, da autonomia e do reconhecimento, o que traz consequências negativas tanto para os trabalhadores quanto para a organização.

Keywords : Sujeito; Trabalho; Pertencimento; Autonomia; Reconhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License