SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Dificuldades e facilidades na psicoterapia de grupo com criançasReflexiones teórico-técnicas acerca del trabajo con mujeres indígenas en sus lugares de orígen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BRASILIANO, Silvia. Psicoterapia de grupo para mulheres dependentes: lições de 4 anos de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2001, vol.2, n.2, pp.89-99. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência de grupo de psicoterapia com mulheres dependentes de álcool e drogas desenvolvida nos últimos quatro anos no Programa de Atenção à Mulher Dependente Química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Destacam-se as principais diferenças entre estes grupos e os grupos de psicoterapia mistos, levantando-se algumas hipóteses teóricas, bem como formas de manejo. Assim, discutem-se as questões da maior aderência ao grupo, a dificuldade em pedir alta, a transferência com terapeutas mulheres e a forma de participação das pacientes no grupo. Para concluir é sugerida a discussão do conceito da feminilidade, entendido como o reconhecimento de limites e fragilidades, ou seja, da incompletude do ser humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese