SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Social skills of crack users accepted in therapeutic communitiesSubstance use among adults living on the streets and association with mindfulness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

FOPPA, Diogo Fiorello  and  GRIGOLO, Tânia Maris. Os significados de uma Unidade de Acolhimento transitória para usuários de drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.16-24. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.158015.

OBJETIVO: este estudo teve como objetivo compreender os significados da experiência do acolhimento residencial transitório, em uma Unidade de Acolhimento, da perspectiva dos usuários. MÉTODO: para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se da etnografia como estratégia metodológica. O procedimento de coleta de dados envolveu a observação participante com o total de doze usuários e entrevistas abertas com sete destes. A análise foi feita por meio da triangulação dos dados e, para a apresentação, utilizou-se da História Natural da Pesquisa. RESULTADOS: os resultados apontaram que a unidade representa um local de vínculo, com possibilidade do cuidado de si e em liberdade, além da possibilidade da redução do uso de drogas. CONCLUSÃO: concluiu-se que se trata de um espaço potente que pode ser utilizado tanto para a saída efetiva quanto apenas temporária das ruas.

Keywords : Saúde Mental; Pessoas em Situação de Rua; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Antropologia Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License