SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Fatigue and alcohol use by undergraduate nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

LIMA, Marcos Eduardo Pereira de et al. O ato de cuidar em saúde mental: aspectos alinhados à cultura de segurança do paciente. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.92-103. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168515.

OBJETIVO: analisar o conhecimento sobre o cuidado prestado à pessoa que possui transtorno mental na perspectiva da segurança do paciente. MÉTODO: revisão integrativa da literatura, considerando-se a seguinte questão norteadora: “Como a Política de Segurança do Paciente pode ser incorporada na produção do cuidado às pessoas ou sujeitos em sofrimento psíquico?”. RESULTADOS: foram selecionados 12 artigos em língua inglesa nas bases de dados Scopus e MEDLINE. Predominaram os tipos de estudo revisão da literatura (42%), estudo crítico-reflexivo (17%) e análise de conteúdo (17%). CONCLUSÃO: a segurança do paciente no contexto da saúde mental é mais complexa quando comparada a de outros pacientes. Observa-se maior probabilidade de eventos adversos, violências, barreiras de acesso aos serviços e tratamentos, além de uma assistência de baixa qualidade, tardia e não planejada, tendo, como principal justificativa, o processo estigmatizador. A educação permanente e o cuidado centrado na pessoa são as principais ferramentas de solução desses casos.

Keywords : Pessoas Mentalmente Doentes; Segurança do Paciente; Empatia; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License