SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Morbidity, Partner Support and Tobacco Representations in Smokers and AbstinentsSubjectivity and body experience in Biodanza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GODOY, Rossane Frizzo de. Ansiedade, depressão e desesperança em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp.1089-1102. ISSN 1808-4281.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é altamente incapacitante. O reconhecimento de fatores emocionais comuns a esses pacientes pode fornecer subsídios importantes para os profissionais que atuam na área da saúde. Objetivos: avaliar o impacto do programa de reabilitação pulmonar (PRP) sobre os níveis de ansiedade, depressão e desesperança de pacientes com DPOC, por meio da logoterapia. Métodos: 17 pacientes foram avaliados no início e ao final do PRP com três instrumentos de medida: Inventário Beck de Ansiedade, Inventário Beck de Depressão e Escala de Desesperança de Beck. Resultados: Participaram deste estudo 17 pacientes (52,9% homens), idade média de 64,5±8,1 anos. Ansiedade e depressão foram constatadas em 29,4% da amostra; desesperança em 41,1%. Na comparação entre pré e pós testes, os resultados foram os seguintes: ansiedade (p=0,002); depressão (p=0,001); desesperança (p=0,03). Conclusões: a realização do PRP mostrou-se efetiva para reduzir os níveis de ansiedade, depressão e desesperança dos pacientes.

Keywords : Ansiedade; Depressão; Desesperança; DPOC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )