SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Development and psychometric properties of Depressive Thoughts Scale - EPDPost traumatic stress disorder and cognitive behavioral therapy in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

LUZ, Felipe Quinto da; SANTOS, Paola Lucena dos; CAZASSA, Milton José  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Diferenças nos esquemas iniciais desadaptativos de homens e mulheres. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp.85-92. ISSN 1808-5687.

Esta pesquisa investigou as diferenças entre homens e mulheres nas respostas ao Questionário de Esquemas de Young - forma reduzida (YSQ-S2). Este foi um estudo quantitativo, transversal, comparação entre grupos. A amostra foi formada por 236 participantes e divida em dois grupos, sendo um grupo formado por 114 participantes do sexo masculino e o outro grupo por 122 participantes do sexo feminino. Como critérios de inclusão os sujeitos deveriam ter idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos e ter estudado até a quinta série do ensino fundamental. Os participantes responderam ao YSQ-S2 e a uma ficha de dados sócio-demográficos. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos do sexo masculino e do sexo feminino nos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) de Fracasso, Vulnerabilidade a Dores e Doenças, Auto-Sacrifício e Inibição Emocional, assim como nos domínios de Autonomia e Desempenho Prejudicados e de Orientação para o Outro. As mulheres obtiveram maior pontuação do que os homens em todos as áreas citadas, exceto no EID de Inibição Emocional, onde os homens obtiveram pontuação superior. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre diferenças de padrões de pensamentos desadaptativos entre homens e mulheres.

Keywords : esquema; questionário; sexo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )