SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Investigations about experience in deep ecologyPlace of Meaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ROSAS, Gabrielle Mesquita Alves. História como ruptura: organizações histórico-temporais e os três movimentos da existência de Jan Patočka. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp.91-108. ISSN 2175-2591.

O autor Jan Patočka entende história como ruptura. A ruptura entre história e pré-história acontece como movimento autêntico de nossa natureza humana. Movimento, usado em conotação qualitativa, é lido como transformação, como possibilidade. Afirma-se a existência de três movimentos individuais que de maneira transubjetiva se transformam em horizontes históricos. A autenticidade da transformação advém da consciência da natureza humana dos três movimentos individuais - ancorados em nossa corporeidade - e da responsabilidade da criação de horizontes transubjetivos - desta forma, históricos. Para melhor entendimento dessas ideias, trazemos a leitura de François Hartog e sua noção de regimes de historicidade compreendida como identificação e nomeação de diferentes organizações histórico-temporais.

Keywords : Filosofia da História; Fenomenologia; Genealogia da Responsabilidade; regimes de historicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License