SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Socio-behavioral characteristics of men and women living with HIV/AIDS with 50 years or more in southern Brazil"New" forms of masculinity?: Young middle-class men who live in barra da Tijuca, Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

MENEZES, José Euclimar Xavier de  and  SANTOS, Denise Neves dos. Tensões entre diagnóstico psiquiátrico e construções identitárias. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp.152-160. ISSN 2177-093X.

Em uma perspectiva lógico-histórica, analisamos no presente artigo os elementos que certa literatura especializada apresenta sobre as representações identitárias no âmbito da saúde mental. Visamos compreender o modo pelo qual essas percepções ocorrem nos sujeitos acometidos de transtornos mentais, sobretudo como repercutem nas suas relações sociais, sob a marca deste diagnóstico. Para alcançar tais objetivos utilizamos como instrumento de pesquisa a revisão de literatura com base em autores que constituem o estado da arte desta temática como Michel Foucault, Erving Goffman, Rodolfo Coutinho, Antonio Ciampa, dentre outros. Metodologicamente, procedemos com a identificação, compilação e cotejamento de grupos lógicos de argumentos em fichamentos que ensejaram a construção do presente ensaio. Do debate desenvolvido sobre a construção da loucura através do diagnóstico, associado à definição de identidade, resulta um arrazoado crítico acerca da condição humana dos sujeitos em sofrimento psíquico, sobretudo acerca de suas cidadanias em uma sociedade que o condena com o estatuto de doente mental, excluindo-os do gôzo da vida social plena.

Keywords : Diagnóstico; Identidade; Loucura; Estigma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese