SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue139Forensic psychology in sexual abuse situations: possibilities and challengesThe frequency of counterfactual thoughts in people with or without signals indicatives of depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

LIMBERGER, Letícia Staub  and  SILVA, Jerto Cardoso da. Os role playing games (RPGS) como uma ferramenta em psicoterapia: um estudo de caso. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp.193-200. ISSN 0006-5943.

O crescimento da indústria dos jogos eletrônicos é diretamente proporcional ao constante aumento da presença desta mídia em nosso cotidiano. Neste artigo, explorou-se como os Role-Playing Games - jogos de interpretação de papéis - online estão inseridos em nossa sociedade atualmente e quais podem ser seus benefícios na aquisição de uma melhor qualidade de vida. Para tanto, será utilizado um caso atendido em psicoterapia, no qual a atividade de jogar Role-Playing Games foi utilizada como uma ferramenta no atendimento psicoterápico, o que proporcionou, e ainda proporciona ao indivíduo em questão, possibilidades que antes se apresentavam como algo distante e inatingível, sendo elas a construção de um círculo social, a superação constante da timidez e uma melhora gradual nos sintomas da depressão.

Keywords : Depressão; role-playing games / RPG; jogos online; socialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )