SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The female perversion and social bondWord, violence, segregation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838

Abstract

D'AGORD, Marta Regina de Leão; TRISKA, Vitor Hugo Couto; ARALDI, Etiane  and  SUDBRACK, Renato Pernigotti. Psicanálise, psicopatologia e literatura: modos de uso da fantasia. Tempo psicanal. [online]. 2010, vol.42, n.2, pp.313-332. ISSN 0101-4838.

Este artigo apresenta um estudo sobre perversão enfocando o sadismo e o masoquismo e propondo um diálogo entre fontes literárias e a teoria psicanalítica. A apropriação psicanalítica dos termos sadismo e masoquismo gerou o conceito metapsicológico de pulsão sadomasoquista. No estudo do fenômeno dos pares de opostos sadismo e masoquismo, Freud propôs que a pulsão caracteriza-se por uma transformação, podendo passar de sádica para masoquista e voltar a ser sádica. Esse processo de transformação também é encontrado na fantasia. Freud e Lacan abordaram a estrutura gramatical do reviramento pulsional. Este trabalho conclui que o processo pulsional tem a estrutura topológica da superfície de uma fita de Moebius. Essa leitura topológica apoia a hipótese freudiana de uma pulsão sadomasoquista.

Keywords : perversão; pulsão; sadismo; masoquismo; topologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License