SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Goal, object and its relations with the constitution of symptom as effect of the intersection of drivesThe addicted's drug: a lenitive to anguish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

DELGADO, Luís. O balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativa. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp.154-166. ISSN 0101-4838.

No presente trabalho de psicanálise extra-clínica aplicada ao estudo de objectos culturais artísticos, o autor procura mostrar a pertinência da aplicação do modelo bioniano dos elementos em psicanálise, nomeadamente o das inter-relações entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) ao processo criativo artístico, isto é, a compreensão de obras artísticas modernas como o resultado da oscilação permanente entre os modos distintos de pensar/sentir dispersivo e integrativo, ilustrando com obras de vários campos artísticos: do teatro (Galileu Galilei de Brecht), da pintura (cubismo de Picasso), da literatura (Ulisses de Joyce) e da dança moderna.

Keywords : Bion; PS↔D; criatividade; arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )