SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2Childhood and forgetfulness: Constructing the wires of historyThe analyst position and the desire ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

MACEDO, Sybele  and  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. O ato de tatuar-se: gozo e identificação o ato de tatuar-se. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp.138-155. ISSN 0101-4838.

Este artigo consiste em uma articulação teórica acerca do ato de tatuar-se e sua relação com o eu. Para tanto, os autores seguem bordejando a tatuagem, baseando-se, principalmente, nas conceituações de Freud e Lacan sobre o corpo, o sujeito e o eu. Este trabalho buscou discutir o ato de tatuar-se, tomando-o de maneira singular. Concluiu-se que esse ato pode remeter a uma forma de linguagem que aponta para a subjetividade, trabalhando a serviço da busca identitária e circunscrevendo-se no registro Simbólico. Pode também se apresentar como tentativa de fazer borda a angústias inomináveis, circunscrevendo-se no registro Imaginário. Entretanto, é no Real que a tatuagem se destaca. Considerada um hibridismo entre traço e letra, a tatuagem aproxima-se de formações do inconsciente e, portanto, é transcrita na carne e não passível de tradução, apenas de transliteração.

Keywords : tatuagem; traço; inscrição; letra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )