SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue63Unconscious and contemporary psychoanalytic clinicWould the unconscious be politically incorrect? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

MOREIRA, Ana Cleide Guedes. Delicadezas do Eu: fundamentos da vulnerabilidade. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.63, pp.25-32. ISSN 0102-7395.

Neste trabalho analisa-se a hipótese metapsicológica segundo a qual o impacto subjetivo de um diagnóstico de HIV Aids é traumático, no sentido psicanalítico do termo, o que significa que é preciso construir um dispositivo clínico que permita deslindar, na dinâmica psíquica desses pacientes, os conflitos desencadeados pela certeza científica da Aids como diagnóstico. Analisa-se em um caso clínico a economia psíquica resultante, no sentido do circuito pulsional que gira em torno do eu vulnerável, atingido em cheio em sua crença na imortalidade. Analisam-se seus efeitos na tópica psíquica, ou seja, o impacto produzido nas instâncias id, eu e superego. Entre elas deixa-se indicada a mais significativa evidência clínica nos casos de Aids: o ataque do superego ao eu, conhecida por todos que exercem a clínica da Aids, a presença da melancolia, que resta como problema de pesquisa.

Keywords : Melancolia; Trauma; HIV; Dispositivo clínico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )