SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue85Reflection on the emptiness during the psychoanalytical treatment: from the horror of emptiness to the emptiness that creates metaphorsExperience in group: notes on Bion's style, transmission of psychoanalysis and reading method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

VOLICH, Rubens M.. Mitologias: perspectivas clínicas dos movimentos de integração e desintegração. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp.141-157. ISSN 0103-5835.

Inerentes à vida, em todas as espécies, as dinâmicas de integração e desintegração assumem no humano formas inesperadas e surpreendentes. Desde os primeiros momentos da concepção, na vida intrauterina, durante todo o desenvolvimento e até a morte, essas dinâmicas forjam a existência de cada um, marcando o corpo e a subjetividade. Vivemos e nos desenvolvemos em meio a tais dinâmicas. Em nós convivem e interagem, permanentemente, processos de organização, que promovem a vida, e de desorganização, que tendem a conduzir à morte. Na multiplicação celular e na apoptose, na diferenciação das funções corporais e nos processos neoplásicos de indiferenciação, na complexificação do aparelho em funções psíquicas e na pulverização e dissolução do pensamento e do desejo, entre muitas outras. Dessa perspectiva, sugerida por Freud, na segunda forma de sua teoria das pulsões ("a nossa mitologia", segundo ele), vislumbramos as experiências de prazer e de sofrimento, as manifestações sintomáticas orgânicas, psíquicas, motoras e, mesmo, sociais, no âmbito coletivo. A clínica oferece não apenas um lugar privilegiado para a observação dos processos de integração e desintegração, mas também um recurso relacional para lidar e transformar muitos dos efeitos de suas manifestações. Também ali, no par terapêutico ou na solidão dos momentos de relação impossível, vida e morte manifestam-se por meio de diferentes matizes transferenciais e contratransferenciais, que buscaremos reconhecer e compreender neste trabalho.

Keywords : psicossomática psicanalítica; perspectiva evolucionista; trauma; desorganização progressiva; depressão essencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )