SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76Morality as an obstacle to systematic learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.25 no.76 São Paulo  2008

 

EDITORIAL

 

 

Apresentamos com muita satisfação a 76ª edição da revista Psicopedagogia, uma coletânea de artigos relevantes e de incontestável qualidade, resultantes da abrangência e amadurecimento que esta publicação alcançou em seu percurso.

Começamos abordando um tema da contemporaneidade, A Emergência da Psicopedagogia Como Ciência, de Nádia Bossa, atual diretora cultural e científica da ABPp Nacional. Esse trabalho traduz a preocupação com o fazer psicopedagógico, apresenta considerações acerca do que constitui as chamadas práticas psicopedagógicas para, em seguida, expor considerações de natureza epistemológica a respeito da formação e, principalmente, da investigação psicopedagógica, que fundamenta tal prática.

Dando prosseguimento a esta edição, Ser Para Reconhecer-se Ensinante é o artigo escrito por Evelise Maria Labatut Portilho e Isabel Cristina Hierro Parolin, que ressaltam a questão do aprender e do ensinar no assim chamado professor-ensinante.

Acentuação Gráfica: Criação e Aplicação de um Jogo de Regras, de Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Nayra Carolina Bueno de Morais, Geiva Carolina Calsa e Edson Carlos Romualdo, objetiva apresentar os resultados da criação e aplicação de um jogo de regras, elaborado pelos pesquisadores, sobre o conteúdo de acentuação gráfica, a fim de evidenciar a sua capacidade de promover melhorias acerca do tema proposto, juntamente com o processo de intervenção psicopedagógica.

Em seguida, apresentamos O Espectro Autista no Contexto Institucional: Aspectos Constitutivos do Desenvolvimento, relato de pesquisa de Ana Beatriz Machado de Freitas, no qual a pesquisadora, posicionando-se como observadora participante, procurou compreender como a dinâmica da instituição constituía a subjetividade de uma aluna com deficiência mental e comportamentos autistas, em uma instituição filantrópica de ensino especial e reabilitação que atende a crianças com diagnóstico de deficiência mental.

Dando continuidade, temos o artigo de Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini e Neusa Gomes, Imaginário e a Adolescência do Jovem Especial, que nos vem apresentar, entre outras, a necessidade de que os jovens especiais têm de colocar seus conflitos, suas angústias em relação à sua adolescência, frente à sua família e à sociedade em que vivem.

Reflexões Sobre as Nossas Disfuncionalidades, seu Manejo e suas Repercussões na Convivência, de Tania Almeida, é um excepcional artigo escrito sobre o tema apresentado por essa autora no Iº Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp, realizado em 2007, em São Paulo.

Da Argentina recebemos com muito prazer El Cuerpo... Un Eclipse a Develar en el Proceso de Enseñanza Aprendizaje, de Marta Busani e Sandra Yamzon, um artigo de pesquisa que examina a interação entre o corpo e a subjetividade no processo de ensino-aprendizagem.

A Moral como Obstáculo para a Aprendizagem Sistemática versa sobre uma recente pesquisa realizada em escolas públicas de Lyon, França, por Johnny Guedes de Lima Favre e Jacqueline Andréa Glaser, cujo objetivo foi investigar o valor obediência (estádio de heteronomia) na criança como possível causador do fracasso escolar.

Encerramos esta edição com o artigo As Hipóteses Diagnósticas nos Casos de Dificuldade Escolares: Experiência e Equipe Multiprofissional, de Stella Maris Cortez Bacha, Ana Lúcia Ferra Finocchio e Mônica Sharth Féo Ribeiro, uma pesquisa que objetivou verificar a eficiência no uso das terminologias: Distúrbio de Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem Escolar e Distúrbio Específico de Leitura-Escrita, para as hipóteses diagnósticas levantadas nas avaliações de aprendizagem realizadas.

Aproveitamos a oportunidade que se apresenta para, em nome do Conselho Editorial da revista Psicopedagogia, cumprimentar a nova Diretoria da ABPp Nacional, na pessoa de sua presidente, Quézia Bombonatto, assim como a todas as Diretorias de Seções e Coordenadorias de Núcleos, e desejar-lhes uma gestão plena de realizações.

Boa leitura!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License