Revista Psicopedagogia
Print version ISSN 0103-8486
Abstract
SILVA, Alice Ferreira da et al. Pandemia e a aprendizagem infantil - Percepção de pais e professores. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, suppl.1, pp.3-20. ISSN 0103-8486. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20210038.
O mundo se encontra em um dos mais complexos cenários vividos na história, a pandemia do COVID-19, que assola todos os países do mundo, inclusive o Brasil. A pesquisa teve como objetivo investigar se a pandemia gerou impactos negativos ou não na aprendizagem infantil por meio da percepção de pais e professores. Para realizar a investigação, foram entrevistados nove adultos, dois pais ou responsáveis e um professor de cada ano do 2º, 3º e 4º do Ensino Fundamental acerca da sua percepção do ensino remoto entre setembro de 2020 e abril de 2021. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória qualitativa e o procedimento qualitativo consistirá na coleta de dados das informações por meio de uma entrevista semiestruturada com o objetivo de confirmar ou negar a hipótese de estudo. Os públicos responderam um questionário sociodemográfico e, em seguida, responderam a entrevista. Após a análise de dados, foram criadas categorias com base nos resultados para a discussão, sendo categorias de: Ordem Técnica; Ordem de Aprendizagem; Ordem Social e Ordem Emocional. O presente artigo permite concluir com base na análise dos resultados que a pandemia gerou impactos negativos no processo de aprendizagem infantil em crianças que estão em fase de alfabetização, sendo necessário realizar pesquisas futuras para o desenvolvimento de estratégias e intervenções eficazes para esse tipo de problemática.
Keywords : Aprendizagem; Educação a Distância; Desenvolvimento da Criança; COVID-19; Pandemia do COVID-19; Educação On-line.