SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Therapeutic interaction: Considerations about the influence of the therapist's behavior of empathy, interpretation, and orientation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PEREZ, William Ferreira  and  ROVIRA MILLAN, Lillian V.. Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: Uma revisão metodológica. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.227-242. ISSN 0188-8145.

Em uma tarefa de emparelhamento com o modelo envolvendo duas escolhas, o participante pode aprender tanto a selecionar o estímulo comparação correto (controle por seleção) quanto a rejeitar o incorreto (controle por rejeição). O presente trabalho apresenta uma revisão dos procedimentos que induzir o estabelecimento dos controles por seleção ou por rejeição durante o treino de discriminações condicionais. Dentre os procedimentos revisados estão o uso de diferentes proporções de S+/S-, os procedimentos de dica atrasada e de dica do S+, a realização do treino com máscara e o procedimento de emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR). Alguns parâmetros que podem influenciar o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição, tais como o número de estímulos de comparação apresentados e a topografia de resposta, também são analisados e discutidos. A revisão de diferentes estudos sugere que procedimentos precisam ser combinados para que os controles por seleção ou por rejeição sejam estabelecidos. Além disso, estudos sugerem que a manipulação da observação dos estímulos é uma variável crítica na modelagem desses controles.

Keywords : controle por seleção; controle por rejeição; modelo/S+, modelo/S-; emparelhamento com o modelo; equivalência de estímulos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )