SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The Winnicottian paradigm and the future of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

BONAMINIO, Vincenzo. O não-interpretar: algumas considerações sobre a contribuição de M. Balint e dois fragmentos clínicos. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.1, pp.172-186. ISSN 0486-641X.

Neste ensaio são apresentados dois sonhos extraídos de duas distintas situações clínicas. De acordo com o autor, esses sonhos exemplificam a interferência potencial que, em certas condições e em certos momentos da análise, a atividade interpretativa do analista pode representar em relação ao processo íntimo e criativo do analisando. Em seguida o autor propõe uma rota de discussão através de tópicos muito particulares, embora negligenciados, do trabalho de Balint. Isso é feito para evidenciar uma tradição técnica e clínica que toma como agentes de mudança psíquica a tolerância do paciente à regressão e o não-interpretar do analista, a par da interpretação.

Keywords : Interpretação; Não-interpretação; Fatores curativos; Regressão; Mudança psíquica; Winnicott; Balint.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License