SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2In defence of a measure of heterodoxy: on the frequency of sessions in psychoanalysisThe Egyptian curse and the modes of clinical intervention in Freud, Ferenczi and Winnicott author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

PRAT, Régine. A roupa nova da interpretação.Translated byClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp.33-46. ISSN 0486-641X.

A autora interroga a pertinência da distinção entre Interpretação e Construção, em particular na análise de crianças. Propõe definir o estatuto de interpretação não a partir de sua forma, mas a partir de seu efeito, tanto sobre o psiquismo quanto sobre o processo analítico. A forma da interpretação será considerada como uma ferramenta que facilita a comunicação com o paciente e constitui um vocabulário específico, que se harmoniza com seu nível de simbolização. Exemplos clínicos propõem, como vias de reflexão, diferentes modalidades de interpretação, da linguagem do corpo e do ato até a da dramatização, bem como um trabalho com os espaços e limites identitários, em particular com os pais.

Keywords : atos; copensamento; interpretação; dramatização; linguagem não verbal; trabalho com os pais; distúrbios identitários; distúrbios da simbolização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License