SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Pas de deuxThe psychoanalyst's look at the Institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

JUNIOR, Nelson Ernesto Coelho. Um capítulo húngaro da história da psicanálise: as contribuições de Ferenczi, Spitz e Balint para o estudo das formas passivas de adoecimento psíquico. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp.213-226. ISSN 0486-641X.

Na história da psicanálise, podem ser reconhecidas descrições de algumas formas de adoecimento psíquico que ganham a capacidade de enrijecer e crescer, gerando verdadeiras interrupções nos processos de saúde, com regressões intensas e desorganizações psíquicas graves. Constituem-se, desse modo, adoecimentos psíquicos marcados por descontinuidades severas nos processos de saúde. Em alguns casos, tais interrupções ocorrem de forma muito radical e bem no início da vida, isolando uma área do psiquismo, deixando-a deserta. Não será difícil reconhecer nessa argumentação as bases do pensamento de Ferenczi (mas também de Spitz e Balint) sobre o traumatismo precoce e sua descrição clínica das defesas passivas, com sensações de estar afundando e morrendo.

Keywords : história da psicanálise; passividade; Ferenczi; Spitz; Balint.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License