SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Parental educative practices: the addicted and non addicted adolescents' perceptionUniversity students' cognitive involvement in relation to situated motivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

FIGUEIREDO, Vera L. M. de; QUEVEDO, Luciana; GOMES, Giovana  and  PAPPEN, Laura. Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.281-290. ISSN 1413-8271.

Distúrbio de aprendizagem é um problema escolar e social, sendo uma das principais causas de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Neste estudo foram avaliadas 263 crianças de escolas públicas com o teste de inteligência WISC-III. A amostra constituiu-se de alunos entre 6 e 16 anos (média=9 anos), sendo 69,2% do sexo masculino. Problemas na leitura e déficit de atenção foram identificados como fatores mais comuns no grupo estudado. Os subtestes Informação, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Código e Arranjo de Figuras foram os que apresentaram menores escores caracterizando o perfil ACIDAS. Quanto à capacidade intelectual geral, a média do QI Total foi classificada como limítrofe. Os resultados evidenciaram uma discrepância entre o raciocínio verbal (QI Verbal=82) e não-verbal (QI Execução=80). De acordo com a literatura, a discrepância esperada seria no sentido inverso.

Keywords : Problemas de aprendizagem; Inteligência; WISC-III.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )