Psychê
Print version ISSN 1415-1138
Abstract
KAHTUNI, Haydée Christinne. O terapeuta/mãe, o paciente/bebê e os cuidados requeridos. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp.197-212. ISSN 1415-1138.
Este artigo visa discutir alguns tópicos fundamentais acerca dos cuidados necessários para o êxito do processo psicoterápico a partir do referencial psicanalítico winnicottiano. Revendo conceitos como a preocupação materna primária, as principais funções maternas e a mãe suficientemente boa, utiliza-se uma analogia entre as unidades mãe/bebê e terapeuta / paciente, ressaltando similaridades, funções análogas e diferenças entre as condições e os papéis de cada um. Conclui-se que cabe ao terapeuta tanto a responsabilidade de ir ao encontro das necessidades do paciente como a de cuidar dos dispositivos necessários para o cumprimento desta tarefa, principalmente no atendimento de pacientes que sofreram falhas ambientais graves no início de suas vidas.
Keywords : Winnicott; Mutualidade; Terapeuta/paciente; Transferência/contratransferência; Mãe suficientemente boa; Comunicação não-verbal.