SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12Sociodemografic profile, events of life and affective characteristics of patients with chronic insufficience renal in treatment for hemodialysus and peritoneal dialysis: A descriptive studyThe Clinical Analysis of the Cognitive Assessment in Children with Intellectual Inhibition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologo informacao

Print version ISSN 1415-8809

Abstract

RIPAR, Aline Aparecida; EVANGELISTA, Fabiana S. F.Q.  and  PAULA, Fräulein Vidigal de. Resiliência e gênero. Psicol inf. [online]. 2008, vol.12, n.12, pp.33-52. ISSN 1415-8809.

A presente pesquisa teve por objetivo verificar o perfil de resiliência mais característico entre o gênero masculino e feminino. A resiliência, capacidade de enfrentar obstáculos da vida, é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções, controle dos impulsos, otimismo, análise do ambiente, autoeficácia e alcançar pessoas. Partiu-se da hipótese de que as pessoas utilizam estratégias de enfrentamento parcialmente diferentes conforme o gênero. Participaram desta pesquisa 27 adolescentes de ambos os sexos, entre 14 e 17 anos, da cidade de São Bernardo do Campo (SP), que responderam ao questionário de índice de resiliência: Reivich - Shatté/Barbosa. Este possui 56 itens que avaliam os sete fatores centrais que compõem a resiliência e informações sociodemográficas. Os resultados obtidos foram que ambos os sexos se assemelham nos fatores otimismo para vida e controle dos impulsos e se diferenciam significativamente nos fatores autoeficácia e alcançar pessoas. Concluímos que alguns aspectos da resiliência são independentes do gênero, mas que, em parte, as pessoas selecionam estratégias para enfrentar e solucionar problemas conforme suas características de gênero.

Keywords : Resiliência; Gênero; Adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )