SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Metropolis and Multiple Subsumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

IDE, Roberto Minoru. Sobre as possibilidades de efetivação das cooperativas no cotidiano: uma aproximação construcionista. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp.1-13. ISSN 1516-3717.

O texto a seguir constitui uma resposta, dentre outras possíveis, para a questão feita por Paul Singer (1998) sobre os motivos que levam uma cooperativa a se degenerar ou não. A metodologia adotada segue os pressupostos construcionistas, que concebem o conhecimento como sendo intersubjetivo e histórico e que, portanto, negam toda essência ou verdade a priori. Assim, ao constatar que existem na historiografia referente ao tema outras noções de cooperativismo, além da organizativa, como as que se referem à questão, denominada por nós, de lugar ou com a questão da doutrina cooperativa, a discussão sobre as possibilidades da efetivação autogestionária de uma cooperativa toma como eixo central a temática do lugar como concebido por Peter Spink (2000): lugar das lutas diárias que agrupamentos realizam para sua sobrevivência.

Keywords : Cooperativas; História do cooperativismo; Construcionismo social; Autogestão; Economia solidária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License