SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Perspectives of psychodynamics of work use in Brazil: theory, method, and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.12 no.2 São Paulo Dec. 2009

 

EDITORIAL

 

É com imenso prazer que apresentamos esta edição especial dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. Ela reúne artigos que contam com a participação de membros do Grupo de Trabalho (GT) "Trabalho e processos organizativos na contemporaneidade" vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Esta é a segunda coletânea que veicula, conjuntamente, a produção de membros do grupo. A primeira foi organizada pelas colegas Maria Chalfin Coutinho e Suzana da Rosa Tolfo e contou com a acolhida do conselho editorial da revista Psicologia & Sociedade, da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Na edição especial 1 do volume 19 (2007), foram publicados artigos de membros do GT ao lado dos de outros colegas.

O GT constituiu-se em 2006 e atualmente reúne pesquisadores das seguintes instituições: EAESP FGV-SP, PUC-Campinas, PUC-SP, UFC, UFES, UFRGS, UFSC, UFSCar, UNIFOR e USP (Ribeirão Preto e São Paulo). Sua formação decorreu das preocupações com fenômenos e problemas do trabalho e dos processos organizativos que se apresentam no atual contexto de uma sociedade de capitalismo periférico. Dentro desse contexto macro-social, inserem-se os diferentes e multifacetados objetos de estudo dos pesquisadores do grupo e também de outros colaboradores externos ao GT e que a ele se ligam por meio das redes formadas localmente. Esses objetos de pesquisa têm sido construídos pelo olhar de uma tradição crítica da psicologia social, a qual acolhe diversas perspectivas teórico-metodológicas.

As preocupações acima têm orientado pesquisas sobre um amplo leque de temas, tais como: desemprego e processos de exclusão social; autogestão e cooperativismo; subjetividade e saúde; cotidiano, trajetórias e memórias do trabalho. A unidade temática "trabalho e processos organizativos" abre possibilidades para investigar situações que se apresentam em empresas privadas, públicas, autogestionárias e em organizações comunitárias; o trabalho no mercado formal e informal; o trabalho urbano e rural; o trabalho nos setores primário, secundário e terciário; os segmentos sócio-profissionais e etários, a divisão por sexo e gênero etc.

Vários membros desse GT iniciaram seus intercâmbios em espaços extra-acadêmicos. Alguns componentes tiveram suas trajetórias acadêmicas forjadas pelo diálogo estreito com representantes do movimento social e com os formuladores e implementadores de políticas públicas nas áreas de Trabalho/Emprego e de Saúde do Trabalhador.

Os artigos a seguir representam, então, um panorama da diversidade de problemas que têm sido alvo de pesquisas dos componentes do grupo e de seus colaboradores, muito embora não contemplem toda a sua produção nem contem com a autoria de todos seus membros.

 

São Paulo, dezembro de 2009.

Fábio de Oliveira
Izabel Cristina Ferreira Borsoi
Leny Sato

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License