SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Decisions residues and their repercussions on workers health in a recycling cooperative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Cad. psicol. soc. trab. vol.17 no.1 São Paulo June 2014

 

Editorial

 

 

Em função das restrições orçamentárias que têm sido impostas à Universidade de São Paulo a partir do início de 2014 e, de certo modo, pela própria transformação do cenário das revistas científicas no Brasil e no mundo, os Cadernos de Psicologia Social do Trabalho passam a ser veiculados apenas em sua versão online (ISSN 1981-0490). Isto é, a edição impressa (ISSN 15163717) foi suspensa por tempo indeterminado.

Embora seja uma alardeada tendência dos periódicos científicos a extinção das edições impressas, destacamos que, como no caso dos livros de um modo geral, ainda há controvérsias a respeito. No caso de uma revista que tem como temática o mundo do trabalho e pretende atingir públicos que não apenas o estritamente acadêmico, as folhas de papel têm lá suas virtudes. Ainda mais se considerarmos que estamos em um país de capitalismo periférico no qual o acesso à rede internacional de computadores não é realmente universal, especialmente quando saímos dos grandes centros urbanos. Por isso nosso pesar neste momento.

A presente edição, como de costume, oferece ao leitor aproximações psicossociais a diferentes facetas do trabalho. Dois artigos tratam, a partir de perspectivas diversas, da questão da saúde dos trabalhadores em cooperativas e em empreendimentos autogestionários. Outros dois tratam do trabalho no setor público, abordando os sentidos do trabalho e a prevalência de transtornos mentais. A articulação entre trabalho, gênero e raça e a questão social na sociabilidade capitalista são temas também contemplados nesta edição.

Diferentes contextos de trabalho são analisados nos demais artigos: as redes socioprodutivas em uma feira de confecção, a indústria de abate, o corte de cana e o sistema prisional.

Desejamos a todos uma boa leitura.

 

São Paulo, junho de 2014

Leny Sato Fábio de Oliveira

Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License